Especialidades

O CPO possuí um corpo clínico especializado que atua em diversas sub-especialidades da oftalmologia, com o objetivo de atender a todas as necessidades dos pacientes.

ASTIGMATISMO
2664787.jpg

O astigmatismo é um distúrbio visual onde a imagem se forma em vários pontos focais na retina, resultando em uma visão borrada. É causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino. Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.

BLEFARITE
centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-BLEFARITE.PNG

Blefarite é uma inflamação não contagiosa da margem das pálpebras. É caracterizada pela produção excessiva de lipídeo (óleo), gerada por glândulas encontradas na pálpebra, criando uma condição favorável ao crescimento bacteriano e sua conseqüente inflamação. Pessoas com pele oleosa, caspa e olho seco têm maior incidência de blefarite.

CALÁZIO
centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-CALÁZIO.PNG

O calázio é o nome dado ao cisto que se forma na pálpebra devido a inflamação da glândula de Meibômio. Às vezes é confundido com o hordéolo (terçol), que também aparece como uma tumefação na pálpebra.

CATARATA
centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-CATARATA.PNG

A catarata é o processo da perda da transparência do cristalino, a lente natural do olho. Normalmente o cristalino é incolor e transparente e tem como objetivo focalizar os objetos que enxergamos. Com a opacificação desta lente, as imagens captadas pelo olho perdem sua nitidez e qualidade. Esse problema acomete milhões de pessoas e é a maior causa de cegueira que pode ser tratada no mundo.

CERATOCONE
centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-CERATOCONE.PNG

A palavra ceratocone é derivada de duas palavras gregas: Kerato – que significa córnea; e Konos – que significa cone. Desta forma, como o próprio nome diz, no ceratocone a córnea sofre um afinamento progressivo da porção central, adquirindo o formato de cone. É uma doença que acomete ambos os olhos de forma assimétrica.

CONJUNTIVITE
centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-CONJUNTIVITE.PNG

Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana que reveste a parte branca do olho (esclera) e a superfície interna das pálpebras.

DOENÇAS DA RETINA
centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-DOENÇAS DA RETINA.PNG

Retinopatia Diabética, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Descolamento de Retina, Moscas Volantes, Flashes Luminosos e Retinopatia da prematuridade.

GLAUCOMA
centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-GLAUCOMA.PNG

É a designação genérica de uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células nervosas da retina. A pressão intra- ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma. A média da pressão intra-ocular na população é de aproximadamente 14 a 17 mmHg. Pressões acima de 21 mmHg são consideradas suspeitas e devem ser melhor investigadas. Não existe, contudo, uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença — enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões.

HIPERMETROPIA
centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-HIPERMETROPIA.PNG

Hipermetropia é um distúrbio visual onde a imagem se forma após a retina. Isto se deve geralmente a um menor comprimento do globo ocular. Porém, pode estar relacionado também a uma córnea ou cristalino mais planos, ou pode ser simplesmente uma combinação dos fatores citados.

HORDÉOLO
centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-HORDÉOLO.PNG

O hordéolo é um pequeno nódulo com um ponto purulento que se forma devido a infecção de uma glândula (Zeis) na pálpebra. Ele pode se formar na porção interna ou externa da pálpebra.

MIOPIA
centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-MIOPIA.PNG

Miopia é um distúrbio visual onde a imagem se forma antes de chega a retina. Isto se deve geralmente a um maior comprimento do globo ocular. Porém, pode estar relacionado também a uma maior curvatura da córnea ou do cristalino, ou pode ser simplesmente uma combinação dos fatores citados.

OLHO SECO
centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-OLHO SECO.PNG

Olho seco é uma doença crônica caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou pela deficiência em algum de seus componentes que a tornam de má qualidade. Estima-se que em torno de 10% da população sofra desta condição. Normalmente é difícil de ser diagnosticado por ser facilmente confundido com outras condições, como infecções ou alergias oculares.

PRESBIOPIA
centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-PRESBIOPIA.PNG

A presbiopia ou “vista cansada”, é uma piora natural da visão para perto geralmente percebida nas pessoas a partir da quarta década de vida (40-45 anos).

PTERÍGIO
centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-PTERÍGIO.PNG

O pterígio é o crescimento de tecido fibrovascular da conjuntiva sobre a córnea. É popularmente chamado de “carne crescida”. Às vezes, é erroneamente chamado de “catarata”.