top of page

Miopia

centro-paranaense-oftalmologia-oftalmolosta-curitiba-cpo-MIOPIA.PNG

O QUE É?

Miopia é um distúrbio visual onde a imagem se forma antes de chega a retina. Isto se deve geralmente a um maior comprimento do globo ocular. Porém, pode estar relacionado também a uma maior curvatura da córnea ou do cristalino, ou pode ser simplesmente uma combinação dos fatores citados.

QUAIS OS SINTOMAS?

O míope não enxerga com nitidez para longe, mas muito bem para perto. Por isso, tem como característica preferir atividades próximas, como leitura e trabalhos manuais. No entanto, é evidente que se um indivíduo é alto míope (de grau elevado), para ver bem de perto, teria que se aproximar muito do objeto, o que é um fator muito cansativo incômodo.

 

Juntamente com a visão turva para longe, pode existir o pestanejar constante, dores de cabeça ou tensão ocular. A palavra "miopia" vem do grego "olho fechado", porque as pessoas com esta condição, freqüentemente apertam os olhos na tentativa de ver melhor à distância.

 

É comum ver as crianças escreverem com o nariz colado no caderno, ou tropeçam e caem com freqüência. O rendimento escolar tende a ser fraco devido a dificuldade para visualizar o quadro negro que esta posicionado longe da criança.

 

A hereditariedade é o um dos fatores que mais influenciam no aparecimento da miopia. A miopia geralmente aumenta durante a fase de crescimento do olho (até, aproximadamente, 20 anos de idade). Hábitos como a leitura, utilizar a visão com pouca luz, ou até mesmo deficiências de nutrição não têm qualquer efeito sobre a miopia.

QUAIS AS POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES?

Existe uma forte relação entre a miopia e doenças da retina. A retina do alto míope é mais propensa a doenças degenerativas. É muito importante que seja realizado o exame de mapeamento de retina na tentativa de identificar focos de degeneração ou roturas retinianas o mais precoce possível para que possam ser tratados e não evoluam para o descolamento de retina.

QUAIS AS OPÇÕES DE TRATAMENTO?

Óculos: A miopia pode ser corrigida com o uso do óculos com lentes esféricas divergentes que deslocam o ponto focal para trás, colocando a imagem no foco correto.

 

Lentes de Contato: A miopia pode ser corrigida com o uso de lentes de contato gelatinosas ou rígidas. Elas podem diferir quanto a permeabilidade ao oxigênio e a durabilidade.

 

Cirurgia: A opção cirúrgica se reserva aos pacientes com mais de 20 anos de idade e que satisfaçam alguns critérios.

1 | Cirurgia refrativa a laser: Ver Cirurgia Refrativa a Laser no Menu.

2 | Implante de Lente Intra-ocular Artisan: Esta técnica consiste no implante de uma lente intra-ocular que será fixada sobre a íris, a fim de que o erro refrativo seja corrigido. Ela é utilizada geralmente quando a cirurgia refrativa não é suficiente para corrigir o erro refrativo. É uma cirurgia totalmente reversível, sendo que na presença de alguma complicação, ela pode ser facilmente removida. Esta técnica também deve obedecer alguns critérios pré-operatórios e ter um acompanhamento pós-operatório como qualquer outra cirurgia intra-ocular.

bottom of page